Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 8 de abril de 2013

1

Template novo, Blog Novo! - E a história deste blog




É isso aí, o blog está com um visual novinho em folha. E pra comemorar isso resolvi contar o por que de eu criar esse blog, a minha história como produtor de cultura inútil pra internet, e o que vocês podem esperar encontrar por aqui.

No final do ano passado me deu a ideia biruta de voltar a produzir conteúdo para internet. Estava assistindo muitos vídeos no Youtube, principalmente de canais de games de jogos antigos. Eu achava engraçado que a maioria desses caras que fazia estes vídeos era bastante nova, no pau brabo com vinte e dois anos, e às vezes falavam de jogos que foram lançados antes deles nascerem. 

Fiquei me perguntando onde estava o pessoal da minha geração que ainda gosta de jogos antigos, e não encontrei poucos deles produzindo vídeos interessantes pra internet. E me dei conta de que a minha geração, a galera na casa de trinta e poucos anos (e antes que perguntem, eu tenho 31) não estava passando sua história para frente. 

Não conhece meu canal ainda? Vai lá que é legal!
Decidi então meter a mão na massa e produzir o meu primeiro vídeo, e escolhi o que pra mim é o mais nostálgico de todos os jogos: Toki, que eu chamo pelo seu nome japonês, Juju. Era de se esperar que o resultado fosse um completo desastre, e foi mesmo. Mas se for considerar que eu não tinha ideia nenhuma do que estava fazendo, nem a mínima noção sobre produção e edição vídeo, até que eu não fui tão mal.

Fui então pesquisar por boas maneiras de divulgar o meu conteúdo, e uma das que eu encontrei, foi a de abrir um blog. Quando eu tinha uns vinte anos e ainda não existia Youtube, a melhor forma de falar asneira na internet era ter seu próprio blog, e eu tinha um. Sempre gostei muito de escrever, mas naquele fogo de jovem revoltado, só usava essa poderosa forma de livre expressão pra expor minhas crises existenciais, e o meus textos eram tão ruins que nem meus amigos conseguiam ler.

O Blog, então vamos lá! Abri essa conta aqui, ainda usando apenas "Velberan" como título, que é o apelido que eu uso em redes de games. Comecei a postar meus vídeos aqui, só com alguma observação curta.

Hoje, mais velho, mais experiente e mais chato, eu tenho um critério para saber se algo que eu estou fazendo está bom ou não. Eu me pergunto: "Se eu tivesse aí à toa, trombasse com isso que eu estou fazendo, eu daria alguma atenção pra esse conteúdo?". Fiz essa pergunta a mim mesmo, em relação ao blog, e a resposta foi: "Não ficaria nessa porcaria nem por um segundo, e se pudesse botava fogo nessa merda!".

Eu já estava bastante atarefado com o canal de games. Pode não parecer, mas produzir um vídeo com roteiro e edição caprichada, leva um bom tempo, e eu ainda divido as minhas horas livres com minha mulher, meu filho e meu cachorrinho encardido. 

O Orkut salvador.
A solução foi largar o blog às traças e me dedicar ao canal. E o blog ficaria assim se não tivesse me dado a curiosidade de dar um pulinho no Orkut, aquela rede social que todo mundo pensa que está morta, procurando mais um lugar para divulgar meus vídeos. Fiquei espantado ao ver que ele não só tinha um bom movimento em algumas comunidades, como também ver que os tralhas que ficavam floodando a timeline de todo mundo com dicas pra mudar a cor do perfil já não estavam mais lá. Resolvi dar uma pesquisadinha melhor sobre o assunto e escrevi um artigo pra este blog falando sobre o que eu descobri. Joguei o link em algumas comunidades do G+ e tive um baita retorno! Algumas pessoas que ainda usavam essa rede leram o texto, gostaram e saíram postando em tudo que é lugar e até hoje este é o meu artigo que tem mais visualizações.

Eu fiquei bastante animado com este retorno, e decidi assumir o blog de vez, mas não só pra falar do meu canal, mas também pra falar de tudo mais que eu gosto. 

A juventude de hoje é um caso digno de estudo. Eles tem acesso a uma quantidade de informação impressionante, mas a maioria deles não consegue se expressar! A razão disso só pode ser porque eles não gostam de ler. Tudo o que vêem são imagens e vídeos, e como produtor de vídeos para a internet, eu estou contribuindo pra essa burrice intelectual. Achei que se eu vinculasse meu canal com um pouco mais de texto, por mais que eu só fale de futilidades aqui, eu estaria fazendo a minha parte pra mudar este quadro.

Só que como um bom pisciano bipolar, eu tenho uma baita dificuldade em me manter em um só tema. Eu gosto de games, e já tenho um canal pra falar sobre isto. Para o blog eu queria falar de coisas diferentes, como RPG, música, filmes, séries, internet e qualquer outro assunto que me viesse na cabeça. Me fiz aquela pergunta de novo: "Quem iria acompanhar um blog desses?". Até hoje eu não sei a resposta dessa pergunta. Isso aqui é uma zona! Precisava de um nome novo pro blog, porque "Velberan" pode até funcionar para o canal (apesar de eu já estar pensando em mudar) só que não atrairia ninguém pra cá. 

O banner antigo, vai ficar aqui de recordação
Pensei em anunciar lá no canal: "Visitem meu blog, só não reparem na bagunça". Foi como se um raio tivesse caído na minha cabeça. Apesar de ser um nome jacu, não tinha outro melhor pra dar para o blog: Não Repare na Bagunça. É uma espécie de confissão e também um pedido de desculpa, por esse negócio aqui não ter um tema específico. Não é bom, não é bonito, mas encaixa, e está legal pra mim.


Valeu MESMO cara!
Comecei a escrever pra cá com mais vontade, e acabei conhecendo um monte de gente bacana, inclusive várias pessoas das antigas como eu que falam de games de outras eras. E trombei aí com um grande mentor, o Juan do blog Snestalgia, que tem me dado uma força gigantesca pra tocar o blog pra frente, me deu várias dicas e me ajudou muito com este template novo.

O meu canal está começando a engrenar agora. Todos os dias tem novos inscritos e os vídeos estão pegando uma visualização legal. O Não Repare na Bagunça ainda está meio devagar, mas estou trabalhando duro nos meus dois projetos para eles irem pra frente juntos. Apesar de eu estar me sentindo com todo o fogo juvenil que eu tinha quando escrevia merda nos meus blogs antigos, meu senso de responsabilidade mudou bastante, e eu me preocupo bastante com a qualidade do que eu faço. Falar besteiras na internet não é mais tão fácil e rápido, precisa de bastante pesquisa, tempo e dedicação.

Felizmente além dos meus parceiros, a minha família aqui me apóia muito nessa empreitada. Achei que minha mulher fosse me colocar numa camisa de força quando eu falei das minhas ideias, mas ela não só está comigo nessa como também me ajuda com pesquisa e corrigindo meus textos, mesmo quando fica furiosa por eu ir dormir tarde porque estou terminando alguma postagem ou vídeo.

E agora com um template novo estou mais empolgado ainda. Já tenho dois quadros fixos no blog, um onde apresento alguma abertura de série, desenho ou jogo, e outra falando de virais da internet, e ainda estou bolando mais uma. Fora isso estou com muitas ideias de artigos bacanas para trazer pra vocês.

Como eu disse, ainda não sei que tipo de pessoa vai querer acompanhar o blog, já que ele não tem e nem pretende ter nenhum assunto específico. Eu sei bem que meus gostos são um tanto quanto excêntricos e não dá pra esperar que eu encontre mais malucos como eu, mas espero que vocês gostem do conteúdo. Seja lá a porra-louquice que for, ela sempre será feita com muito carinho e capricho. 

Se estiver gostando do blog, acompanhe! Adicione aos seus favoritos,
no G+, no Twitter, Facebook ou nos feeds. Mas só se estiver gostando,
se não estiver, não precisa não =)




Um comentário:

  1. Um passo importante para qualquer blog é o visual próprio, quando comecei meu tamplate era igual ao de muita gente, então já mudei 3 vezes, e a quarta mudança esta por vir, e um passo importante para qualquer blogueiro e saber administrar o tempo livre, eu meio que viciei em blogar e agora estou viciando no meu canal, mas meu fim de semana é sagrado tento não fazer muita coisa e dar atenção para minha família e namorada afinal eu preciso estar alegre e inspirado para fazer um bom conteúdo, e se minha familia ou namorada estiverem bravos comigo devido meu vicio eu não iria conseguir fazer nada =/... Cara eu adoro seu conteudo e pode ter certeza que muitas pessoas também gostam.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D